tipo de aprendizagem
1
Tipos de Aprendizagem
Ausubel Novak e Kanesian «Psicologia Educacional»
Grande parte da confusão actual considerada pela natureza da aprendizagem é um reflexo do fato de muitos psicólogos tenderem a classificar muitos tipos qualitativamente diferentes de aprendizagem sob um modelo explicativo único. Admitia-se que «a natureza da mudança chamada aprendizagem era fundamentalmente a mesma, independentemente do que estava sendo aprendido». Entretanto:
Ainda que uma verificação de leis gerais seja certamente um objectivo desejado, talvez não se justifique supor que o tipo de mudança no processo de aprendizagem seja sempre «.o mesmo». Que similaridade pode haver realmente entre o tipo de alteração representado por uma criança que aprende a falar sua primeira palavra e aquela representada por uma criança no estágio de desenvolvimento mais avançado que aprende a ler suas primeiras sentenças? Ou entre aprender a distinguir triângulos de rectângulos e aprender a demonstrar que soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180°? Quanta similaridade há entre a aprendizagem de novos «fatos» realizada através de um livro-texto por um estudante de química e a aprendizagem de novos «fatos» por seu professor de química, extraída do jornal técnico? Certamente tudo isto constitui exemplo de aprendizagem; ou seja, envolve uma mudança na capacidade que pode ser inferida a partir de uma comparação do desempenho anterior e posterior à aprendizagem. Entretanto, todos representam o mesmo tipo de mudança?
A despeito da ênfase dominante sobre as similaridades fundamentais do processo em diferentes situações de aprendizagem, os investigadores da aprendizagem reconheceram sempre certos «tipos» de aprendizagem. «Aprendizagem por ensaio e erro», «aprendizagem por discriminação», «aprendizagem por contiguidade», «conceito de aprendizagem»,
«aprendizagem condicionada», e assim por diante ... Mas