SOCRATES
Informação no domínio da Educação) e ARION (Visitas de Estudo para responsáveis e decisores em matéria de educação). Ainda aqui se insere uma outra novidade de
Sócrates que é a criação do programa NARIC – criação de centros nacionais de informação sobre o reconhecimento académico. Numa Europa que consagra a mobilidade de pessoas e a circulação de bens parece, pois, que Sócrates é, na área da educação, o programa que dá corpo a este princípio permitindo, em absoluto, a mobilidade de professores de todos os níveis de ensino e de estudantes, entre outros, bem como a circulação e intercâmbio de “bens culturais”. A meu ver, NARIC assume uma importância capital na possibilidade de implementação efectiva do princípio da mobilidade quer de pessoas quer de “bens”, permitindo o reconhecimento, segundo regras, dos cursos e graus académicos nos diferentes estados-membros da comunidade.
Para além de tudo isto, SÓCRATES “permite interacções estreitas com outras iniciativas a nível europeu, nomeadamente o programa LEONARDO DA VINCI para a formação profissional, JUVENTUDE PARA A EUROPA III, programa em favor da igualdade de oportunidades e várias componentes no âmbito do quarto programa-quadro de investigação e de desenvolvimento”. (Sócrates, Vademecum, 11).
Por tudo isto, não podemos deixar de concordar que “ Sócrates é, portanto, o primeiro programa verdadeiramente abrangente a nível da União Europeia para a promoção da cooperação no domínio da educação”. (Sócrates, Vademecum, 14).