Institutogamaliel
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/o -meto do -apo lo getico -tradicio nal/teo lo gia
O Método Apologético Tradicional digg O método tradicional, prática de muitos cristãos ao longo dos séculos, f oi construído por católicos romanos e por arminianistas. Foi, por assim dizer, derivado da teologia católica e arminianista. Como a teologia católica e a arminiana compromete as doutrinas cristãs da Escritura, assim o método apologético tradicional compromete o cristianismo a f im de conquistar os homens para a sua aceitação.
O método apologético tradicional compromete a doutrina bíblica de Deus no sentido de não distinguir claramente entre sua autoexistência e sua relação com o mundo. O método apologético tradicional compromete a doutrina bíblica de Deus e sua relação com a revelação ao homem no sentido de não insistir claramente em que o homem, como criatura e como pecador, não pode buscar a natureza de Deus f ora de sua revelação.
O método tradicional, prática de muitos cristãos ao longo dos séculos, f oi construído por católicos romanos e por arminianistas. Foi, por assim dizer, derivado da teologia católica e arminianista.
O método apologético tradicional compromete a doutrina bíblica do conselho de Deus, não levando em conta que ele é a “causa” última e toda abrangente de tudo que vem a ser.
Portanto, o método apologético tradicional compromete a clareza da revelação de Deus ao homem, quer a revelação venha de maneira geral ou especial. Fatos criados não devem ser tomados como revelações claras de Deus; todos os f atos da natureza e do homem somente indicam a probabilidade de existência de um deus.
O método apologético tradicional compromete a necessidade da revelação sobrenatural em relação à revelação natural. Assim f azendo, f alha em f azer justiça ao f ato de que, até mesmo no paraíso, o homem tinha de interpretar a revelação natural à luz das obrigações pactuais que lhe f oram impostas por Deus por meio de