Instituto federal de sergipe
INDICADORES DE DESEMPENHO
A definição correta para um indicador de desempenho consiste no primeiro passo para o entendimento de seu significado institucional, bem como a visualização da amplitude de sua aplicação.
Alguns aspectos devem ser considerados na obtenção de um conjunto de medidores, para assim formar uma estrutura coerente e para que sejam efetivos. Alguns desses atributos são: relevância; clareza e objetividade; confiabilidade; possibilidade de serem controlados pelas ações e capacidade de medir a eficiência, eficácia e a efetividade.
Segundo Gonçalves e Neto (2000), o sistema de indicadores de desempenho deve ser desenvolvido com a preocupação de inclusão de medidas internas e externas à organização. Além disso, as medidas devem expressar as consequências dos esforços do passado, equilibradas com medidas que determinam o desempenho futuro.
Os indicadores de desempenho podem ser classificados em indicadores de qualidade ou indicadores de produtividade. De acordo com Paula e Ishikawa (2002), os indicadores de qualidade referem-se à satisfação dos clientes, já os indicadores de produtividade referem-se ao desempenho de diferentes processos no interior de uma empresa, relacionando-se com a maneira pela qual são utilizados os recursos disponíveis.
3. METODOLOGIA UTILIZADA
A necessidade da realização da pesquisa sobre a utilização de indicadores de desempenho em agroindústrias decorre da carência de estudos científicos nesta área, que podem gerar conhecimentos relevantes para seu aprimoramento, destacando:
- Um conhecimento mais aprofundado dos indicadores de desempenho adotados pelas agroindústrias e os motivos de sua utilização; - Uma comparação entre a Teoria e a prática encontrada nas agroindústrias.
Para Takashina e Flores (1997), os indicadores podem funcionar tanto no planejamento, através do estabelecimento de metas quantificadas, desdobrando-se para a organização; como também