Instituições depositárias e bancos comerciais
Faculdade de Administração e Finanças
Administração de Instituições Financeiras
Professor Gustavo Portugal
Instituições Depositárias e Bancos Comerciais
Marcelo Antunes Assunção
Raquel Branquinho de Oliveira
Renato Oliveira de Sá
Rio de Janeiro
2009
INSTITUIÇÕES DEPOSITÁRIAS
Instituições depositárias são todas as instituições financeiras que existem no Brasil, a saber: bancos múltiplos, bancos comerciais, caixas econômicas, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário e sociedades de poupança e empréstimo. Iremos focar nosso trabalho em bancos comerciais e múltiplos, uma vez que são as instituições depositárias principais.
BANCOS COMERCIAIS
De acordo com website do Banco Central do Brasil, Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).
Origem
Os bancos comerciais surgiram na Inglaterra com os ourives desenvolvendo a prática de armazenar ouro e coisas de valor para se proteger. Inicialmente, os estabelecimentos apenas armazenavam o ouro, recebendo um recibo para resgate futuro, pagando apenas uma taxa pelo serviço. Esse sistema com 100% de reserva bancária tem um efeito neutro sobre a moeda e a macroeconomia, uma vez que não infere em