Instalações
a. Compressão paralela: tendência de encurtar as células da madeira ao longo de seu eixo longitudinal. b. Compressão normal: comprime as células da madeira perpendicularmente ao seu eixo. c. Compressão inclinada: age tanto paralela como perpendicularmente às fibras.
2. TRAÇÃO: Duas solicitações diferentes de tração podem ocorrer em peças de madeira: tração paralela ou tração perpendicular às fibras da madeira. As propriedades da madeira referentes a estas solicitações diferem consideravelmente.
a. Tração paralela: alongamento das células da madeira ao longo do eixo longitudinal b. Tração normal: tende a separar as células da madeira perpendicular aos seus eixos, onde a resistência é baixa, devendo ser evitada
3. CISALHAMENTO: Existem três tipos de cisalhamento que podem ocorrer em peças de madeira. O primeiro se dá quando a ação age no sentido perpendicular às fibras (cisalhamento vertical). Este tipo de solicitação não é crítico na madeira, pois antes de romper por cisalhamento a peça já apresentará problemas de resistência na compressão normal.
a. Cisalhamento vertical: deforma as células da madeira perpendicularmente ao seu eixo longitudinal. Normalmente não é considerado, pois outras falhas irão ocorrer antes. b. Cisalhamento horizontal: produz a tendência das células da madeira de separar e escorregar longitudinalmente. c. Cisalhamento perpendicular: produz a tendência das células da madeira rolarem umas sobre as outras, transversalmente ao eixo longitudinal.
4. FLEXÃO SIMPLES: Quando a