Instalações Elétricas
Transformadores Equipamentos formado por duas bobinas isoladas eletricamente em torno de um núcleo comum. A energia elétrica de uma bobina e transferida para a outra através do acoplamento magnético.
Potência Em projetos de instalação elétrica residencial os cálculos efetuados são baseados na potência ativa e na potência aparente. Portanto, é importante conhecer a relação entre elas para que se entenda o que é fator de potência.
Potência ativa:
Potência mecanica:motores;
Potência térmica: chuveito;
Potência luminosa: lâmpadas.
Potência reativa:
Motores, transformadores e reatores.
Fator de potência Sendo a potência ativa uma parcela da potência aparente, pode-se dizer que ela representa uma porcentagem da potência aparente que é transformada em potência mecanica, térmica ou luminosa.
Normas Técnicas Campo de aplicação da NBR-5410: instalações de baixa tensão. A norma fixa as condições que as instalações de baixa tensão devem atender, a fim de garantir seu funcionamento adequado, a segurança fãs pessoas e animais domésticos e a conservação de bens. Projetar uma instalação elétrica de um edifício, residência, ou afins consiste basicamente em: Qualificar, determinar os tipos e localizar os pontos de utilização de energia elétrica. Dimencionar, definir o tipo e o caminhamento dos condutores e condutos. Dimensionar, definir o tipo e a localização dos dispositivos de proteção, de comando, de medição de energia elétrica e demais acessórios.
Software: www.altoqi.com.br
Para a execução de uma instalação elétrica, dois aspectos são fundamentais para o projetista: Localização dos elementos na planta, quantos fios passarão em determinado eletrocutado e qual o trajeto da instalação. funcionamento: distribuição dos circuitos e dos dispositivos. Como não é possível representar ao mesmo tempo esses dois aspectos num único esquema, sem prejudicar a clareza de interpretação de um deles