instalações elétricas
1
Ementa:
1. Instalações elétricas (Produção e distribuição de energia; Simbologia de projeto; Dimensionamento de circuitos, condutores e disjuntores;
Diagrama unifilar; Levantamento quantitativo; Princípios de projeto de
Instalações elétricas domiciliares).
2. Instalações Hidráulicas (Sistemas de distribuição de água; simbologia para projeto; Dimensionamento de água fria; Princípios de projeto de instalações domiciliares de água fria).
3. Instalações de Esgotos e Águas Pluviais (Coleta de águas servidas e pluviais; Dimensionamento de águas servidas e pluviais; Princípios de projeto de águas servidas e pluviais domiciliares).
Bibliografia Básica:
1. MACINTYRE. Archibald. J. Instalações Hidráulicas Prediais e
Industriais - Rio de Janeiro: Ed. LTC, 1996.
2. AZEREDO, Hélio Alves de - O Edifício até a sua Cobertura – São
Paulo: Ed. Edgard Blücher, 1997.
3. BORGES, Alberto de Campos –Prática das Pequenas Construções –
São Paulo: Ed. Edgar Blücher, 2004.
2
CAPÍTULO 1
Instalações Elétricas
3
INTRODUÇÃO:
Produção e distribuição de energia
Veja como o sistema de distribuição de energia funciona, em detalhes, desde a subestação até a casa do consumidor:
1) Subestações: milhares de consumidores estão conectados às subestações. Por esse motivo, o ponto de partida para restabelecer o fornecimento de energia é verificar as subestações. A partir do momento em que uma subestação é reparada, milhares de consumidores voltam a ter energia, imediatamente.
2) Redes de distribuição principais ou Alimentadores: são as redes que saem das subestações para levar energia a vários grupos de consumidores, entre eles, os órgãos de serviço público (hospitais, polícia, bombeiros, etc). Por elas, passa a maior parte da carga dos consumidores. Assim, tendo sido resolvido o problema, centenas de consumidores podem ter a energia restabelecida imediatamente;
4
3) Rede de distribuição secundárias: são as redes