Instalações eletricas
DIMENSIONAMENTO DE ILUMINAÇÃO, TOMADAS DE USO GERAL(TUG), E TOMADAS DE USO ESPECÍFICO(TUE),DE UM APARTAMENTO.
PREVISÃO DE CARGAS CONFORME NORMA NBR 5410/04
A norma NBR 5410/04 “Instalações Elétricas em Baixa Tensão” estabelece as condições mínimas que devem ser tomadas com relação a determinação das potencias, bem como as quantidades aplicáveis a locais utilizados como habitação fixa ou temporária, compreendendo as unidades residenciais como um total. No caso de hotéis, motéis, flats, apart-hotéis, casas de repouso, condomínio alojamentos e similares. (9.5.1).
MÉTODO PARA CÁLCULO DE ILUMINAÇÃO
1. A quantidade mínima de pontos de luz deve atender as seguintes condições: a) Em cada cômodo ou dependência deve ser previsto pelo menos um ponto de luz instalado no teto, comandado por um interruptor. b) As arandelas de banheiros devem estar dispostas a pelo menos 60 cm do limite do box. Obs: Admite se quando o ponto de luz fixo no teto, seja substituído por arandelas de parede em: escadas, porões depósitos, etc..., desde que exista inconvenientes que dificultem sua instalação no teto.
2. Potencia mínima dos pontos de luz: a) Em cômodos ou dependência com área igual ou inferior a 6 m2. Deve ser previsto uma potencia mínima de 100 VA. b) Em cômodos ou dependências com área superior a 6 m2. Deve ser previsto 100VA para os primeiros 6 m2, acrescidos de 60 VA para cada 4 m2 inteiros.
TOMADAS DE USO GERAL E POTÊNCIAS
a) Salas e dormitórios: deve ser previsto um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração de perímetro devendo ser distribuídos equidistantes. Atribuir 100 VA para cada ponto de tomada.
b) Cozinhas, copas cozinhas, área de serviço, lavanderias e locais análogos: deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou fração de perímetro sendo que acima de cada balcão (pia) deve ser previsto pelo menos duas tomadas no mesmo ponto ou em pontos distintos.