instalação de ar condicionado
[A-] | [A+]
Hoje em dia é muito comum encontrarmos ambientes climatizados pelo uso de ar-condicionado. Com a elevação da temperatura cada vez mais pessoas adquirem esse equipamento, na tentativa de amenizar o calor que tem se tornado por vezes insuportável.
Os primeiros aparelhos eram os condicionadores de ar do tipo janela, instalados com abertura do local apropriado ao seu posicionamento na parede.Com o passar do tempo novas tecnologias permitiram o surgimento de uma unidade mais simplificada e distribuída, tornando-se prática e sobretudo menos complexa, o ar-condicionado do tipo Split. Vamos conhecê-lo nesse artigo e aprender como realizar sua instalação adequadamente.
Ar-Condicionado Split: Características e Tipos
O sistema de ar-condicionado chamado Split constitui-se de dois equipamentos interligados por meio de tubulações constituídas por cobre, as unidades condensadora (externa) e evaporadora (interna). As distâncias entre tais partes que o integram, bem como desníveis a serem preservados, dependem do sistema a considerar.
Sabemos que na parte interna do ambiente forma-se umidade através de condensação do ar, produzindo água que deverá ser portanto escoada. Para isso utiliza-se um dreno.
A parte externa possui um compressor que gera ruído o qual não provoca incômodo ao usuário, sendo um fator importante que preserva o seu conforto pelo silêncio que se verifica.
As vantagens de um sistema Split são:
Maior conforto pela distância a que pode ser instalada a unidade condensadora externa (até 30 metros do ambiente climatizado);
A unidade interna pode ser administrada com uso de controle remoto, o que representa comodidade para quem irá utilizá-lo;
Sua instalação é prática, podendo ser adaptado a ambientes em que não seja possível ajustar um ar-condicionado convencional (tipo janela).
Tipos de ar-condicionado Split mais comuns
Split-Cassete: Esse formato assemelha-se a uma grelha