Sistemas de Climatização
PROFESSOR: FÁBIO FERRAZ
1
SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO
Climatizar ambientes - processo de tratamento de ar em recintos fechados, de modo a controlar simultaneamente a sua temperatura, umidade, pureza e movimentação, para obtenção de um ambiente mais agradável.
Para que isso aconteça é necessário que: se coloque o ar de um recinto fechado em movimento contínuo, fazendo-o passar por elementos de tratamento de temperatura e umidade.
Sistemas de distribuição de ar:
•Sistemas de distribuição de simples: que atendem a apenas um recinto.
•Sistemas de zonas múltiplas: como o condicionamento de diversas salas com individuais. caso do controles 2
SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO
Sistemas de zonas simples: tem-se o controle da taxa de renovação de ar interno através da tomada de ar externo.
Pode-se observar também na Figura abaixo que o ar de retorno é misturado com o ar de renovação, para depois passar pelos processos de tratamento, como resfriamento, desumidificação ou aquecimento.
3
Aplicações do Condicionamento de Ar
Para conveniência de nosso estudo, vamos adotar uma classificação que procura abranger de uma forma geral a grande maioria dos condicionadores de ar existentes no mercado. Quanto à capacidade , os aparelhos podem ser pequeno, médio ou grande porte.
Já quanto à utilização, eles podem ser tipo residencial, comercial, hospitalar, industrial ou automotivo.
Para fins de classificação técnica, podemos dividir os sistemas de condicionamento em dois tipos: sistema de expansão direta e sistema de expansão indireta.
•Sistema de expansão direta: o ar a ser climatizado entra em contato direto com o evaporador;
•Sistema de expansão indireta: utiliza um fluido intermediário, geralmente água gelada, para climatizar o ar do ambiente.
4
Aplicações do Condicionamento de Ar
Baseado nisso, o aparelho de condicionamento deve ser instalado de forma que tenha contato com duas fontes de calor, uma fria e