Instalaçoes prediais basicas : vidros
1 VIDRO CRISTAL 6
2 VIDRO ARAMADO 8
3 VIDRO TEMPERADO 12
4 TRANSPORTE 29
1 VIDRO CRISTAL
1.1 Fabricação
O vidro comum se obtém por fusão em torno de 1.250 ºC de dióxido de silício, (SiO2), carbonato de sódio(Na2CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3).
No caso do vidro cristal, o vidro é produzido com esses mesmos componentes mais uma aplicação de Oxido de chumbo, que lhe da uma transparência maior. O principal componente do vidro é o dióxido de silício que é um componente da areia e não a própria areia, como a maioria conhece.
Quando o teor de chumbo é maior que 10%, os vidros ganham a denominação comercial de "cristal“;
Essa quantidade de óxido de chumbo é que designa o quanto de transparência um vidro cristal terá.
Geralmente varia de 10% a 25% a quantidade de óxido de chumbo. Importante: o vidro cristal, são nada mais q os vidros mais transparentes que conhecemos como o vidro de taças, de tigelas, janelas, lâmpadas etc..
1.2 Como é instalado?
1° Um profissional irá retirar as medidas especificas de onde o vidro será instalado.
2° É feito um recorte da peça de vidro no tamanho desejado, com algumas tolerâncias se necessário.
3° O vidro de uma casa popular por exemplo, é instalado com o uso de uma massa de vidraceiro como é mais conhecida, essa massa leva cerca de 20 a 30 dias para secar, só após isso então poderá ser empregado um tintura por cima, se não respeitar esse prazo pode acontecer de trincar a massa deixando o vidro solto.
Método:
Aplique a massa na esquadria com a utilização de uma colher preenchendo o angulo de 90 graus;
Após isso aplique o vidro cortado nas medidas corretas, com uma folga em cada lado para que não fique muito justo; aplique a massa novamente fixando o vidro, e retire o excesso com a colher;
Espere de 20 a 30 dias e estará completamente instalado. Somente então após esse prazo,