Instalando o apache
Marcos Elias Picão
24/04/2007
Muita gente usa o Windows como sistema principal, além do que, muitos não usam o Linux ainda. Seja por um motivo ou outro, mas é a realidade. E parte dessa gente desenvolve sites, páginas da web. Com o avanço da tecnologia não dá para ficar parado no HTML básico. Sites dinâmicos, que acessam banco de dados (como fóruns, cadastros, etc), precisam de uma solução diferente de mero HTML. Entra aí o PHP, normalmente rodando no servidor Apache, sob Linux/Unix.
A hospedagem PHP é quase sempre mais barata (do que ASP, ColdFusion, entre outros concorrentes "closed source" do PHP) e, pela linguagem ser aberta, existem muitos módulos para PHP, permitindo uma diversidade muito maior do que com o ASP ou ASP.Net, da Microsoft. Mais barata mas de qualidade, muitas vezes superior. A quantidade de scripts prontos em PHP também é enorme, e o suporte comunitário é fácil de se obter em fóruns e grupos de discussão.
Dá pra fazer praticamente de tudo com PHP, como lojas virtuais, sites de relacionamentos, interfaces para webmail, chats, serviços de help desk e fóruns em geral, gerenciadores de conteúdos para sites para agilizar a publicação, etc. Para fazer funcionar um site em PHP, normalmente usa-se a combinação LAMP: Linux + Apache + MySQL + PHP. Os servidores que oferecem suporte ao PHP quase sempre rodam Linux, mas o webmaster não precisa conhecer o sistema. Basta saber programar e carregar as páginas, usando uma interface web (gerenciador de arquivos) ou, mais profissionalmente, FTP.
Pois bem, mas como testar os sites, localmente? Não basta dar um duplo clique nos arquivos .php, como se faz com os .htm ou .html. É necessário ter um servidor web configurado para isso. Isso quem desenvolve PHP já sabe, então vamos mostrar como rodar PHP no Windows (criando o "WAMP", Windows + Apache + MySQL + PHP ;).
Assim você não precisa saber mexer no Linux, o que levaria uma boa dose de aprendizado