Instalando e configurando um servidor proxy ubuntu server
Passo 1 – Preparando o Computador
Primeiramente, você deve começar pela parte que chuta: examine o hardware do seu novo servidor, e dimensione-o para suas necessidades. Ou seja, não configure um P100 com 16MB de RAM para servir uma empresa com 200 funcionários, nem compre um P4 de última geração e 1GB RAM para servir aquele escritório com 6 funcionários.
Leve em conta também que serão instalados vários serviços adicionais (e opcionais) além do squid que tomarão conta dos recursos da máquina. Memória é essencial aqui. No meu caso, peguei um Sempron 2600+ com 512MB num PCChips A31g que tinha acabado de chegar. Isso, para distribuir internet para 50 computadores, dá e sobra, mas a idéia é justamente essa, ter uma boa folga no uso. Lembre-se também que serão necessárias duas placas de rede. Pessoalmente, não recomendo o uso da placa onboard, mas fica ao critério de vocês.
Agora, antes de começar a instalar o sistema, entre no SETUP e desabilite TUDO aquilo que não será usado: som onboard, usb, modem, portas seriais e paralelas, e o que mais for possível. Com isso, conseguimos um pouco mais de segurança (através de qualquer porta usb ou equivalente), confiabilidade (com menos recursos habilitados, menor será a chance de uma falha de hardware, e menor será o seu trabalho para identificar uma possível falha futura) e velocidade (menos coisas para levantar no boot, menos serviços rodando desnecessariamente). Configure o boot pelo CD, coloque uma senha para o setup e saia, para começarmos a instalação de verdade.
Passo 2 – Instalando o sistema
Nenhum segredo aqui, se você já fez isso antes: configure o idioma, o teclado, crie um usuário, defina uma senha, formate as partições necessárias (ou deixe o Ubuntu cuidar disso), e aguarde a instalação. Dois pontos importantes:
1 – Será útil já ter uma conexão com a internet durante a instalação (diretamente ligada à máquina ou através de um outro proxy),