INSTALA O DO SISTEMA SEPARADOR
DE ÁGUA E ÓLEO
LAVACAR
CAIXA RETENTORA DE AREIA
A caixa de areia serve para reter o material mais pesado, que é conduzido pela água da lavagem de veículos. Essa caixa deve ter dimensões que proporcionem velocidade baixa de fluxo, que produzam a deposição de areia e outras partículas no fundo da caixa.
CAIXA SEPARADORA DE ÓLEO
A caixa separadora de óleo tem a função de separar os óleos e graxas do restante do despejo. Os óleos e graxas tendem a flutuar na caixa e, através de uma tubulação como a mostrada a seguir, são retirados do esgoto:
CAIXA COLETORA DE ÓLEO
A caixa coletora de óleo serve para receber o óleo que vem da caixa separadora. É um depósito que deve ser esvaziado periodicamente. O óleo deve ser, então, encaminhado para a reciclagem.
CAIXA DE INSPEÇÃO
A caixa de inspeção é onde a eficiência da remoção do óleo pode ser verificada, e assim, finalmente, seguir para a rede de esgotos. O fundo da caixa de inspeção deve ser feito com um enchimento de concreto e uma declividade mínima de 1% (1 cm por metro) de modo a garantir um rápido escoamento e evitar a formação de depósito.
TABELA PARA DIMENSIONAMENTO DA CAIXA DE AREIA
Nº BOX
Nº CAIXA
V útil (m³)
D int (m)
H caixa (m)
Hl (m)
1
1
0,4
0,90
1,00
0,70
TABELA PARA DIMENSIONAMENTO DA CAIXA COLETORA DE ÓLEO
Nº BOX
Nº CAIXA
V útil (m³)
D int (m)
H caixa (m)
Fh (m)
Hl (m)
1
1
0,13
0,60
0,65
0,38
0,45
Legenda:
V útil – Volume útil da caixa
D int – Diâmetro interno da caixa
H caixa – Altura da caixa
HL – Altura da lâmina líquida
Fh – Fecho hídrico
OPERAÇÃO DO SISTEMA
Após a construção da caixa separadora de água e óleo, recomenda-se o seu enchimento com água limpa para verificar possíveis rompimentos, vazamentos e, além disso, para garantir que, quando ocorrer a chegada da água oleosa, o óleo não seja carregado diretamente para a caixa de inspeção, certificando assim a