Instala ao ppr 1 1
1
Escopo
Esta norma estabelece os requisitos mínimos de montagem, instalação, armazenamento e manuseio de tubos e conexões de PP-R empregados para condução de água quente e fria em instalações prediais.
Esta norma especifica as condições gerais da instalação de tubos de PP-R, executados de acordo com as normas ABNT NBR 7198 Projeto e execução de instalações prediais de água quente e ABNT NBR 5626 Instalações prediais de água fria.
Para os efeitos desta Norma, devem ser considerados os tubos e conexões de PP-R conforme os projetos de norma 02:111.59-001 e 02:111.59-002.
Esta norma não estabelece requisitos de segurança. É de responsabilidade do usuário estabelecer práticas apropriadas de segurança e determinar a aplicabilidade de requisitos adicionais antes do uso pretendido.
2
Referências normativas
Os documentos relacionados a seguir são indispensáveis à aplicação deste documento. Para referências datadas, aplicam-se somente as edições citadas. Para referências não datadas, aplicam-se as edições mais recentes do referido documento (incluindo emendas).
ABNT NBR 5626:1998 Instalações prediais de água fria.
ABNT NBR 7198:1993 Projeto e execução de instalações prediais de água quente
3
Termos e definições
Para os propósitos deste documento, aplicam-se os seguintes termos e definições:
a.
edificação: construção de materiais diversos (alvenaria, madeira, metal, etc.) de caráter relativamente permanente que ocupa determinada área de um terreno, limitada por parede e teto, que serve para fins diversos como, por exemplo, depósitos, garagens fechadas, moradia, etc.
b.
ponto de utilização: extremidade da tubulação da rede interna destinada a receber os aparelhos consumidores de água.
c.
eletrofusão: processo de união de tubos e conexões que emprega aquecimento através de uma resistência elétrica incorporada