Inspe a - projeto harvard
Aluna: Camila Gasparin
Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Física A
RESUMO 4 - PROJETO HARVARD
RESUMO DO PROJETO E AULA TÍPICA
O projeto Harvard foi maciçamente desenvolvido entre 1963 e 1964, por Gerald Holton - Físico, James Rutherford – Professor de Física do Ensino Médio, e Fletcher Watson – Educador. As finalidades eram projetar o Ensino de Física orientado humanisticamente para mostrar a Física como ciência baseada na atividade intelectual, desenvolver um curso para atrair um grande número de estudantes de liceo e contribuir para o conhecimento dos fatores que influenciam o ensino da ciência.
Desta forma, os alunos poderiam ter contato com o desenvolvimento da Física como se dá efetivamente, com avanços, recuos, vitórias e falhas, com as limitações e sucessos das teorias propostas. As principais metas eram provocar um acréscimo do número de alunos que escolhem o curso de física no liceo, ajudar os alunos a aumentar o conhecimento do mundo físico pelas ideias que melhor caracterizam a física como ciência, ajudar os alunos a interpretar a física como atividade humana plurifacetada, facultar oportunidades para satisfação imediata com experiências científicas e tornar possível ao professor adaptar os conteúdos ao interesse dos seus alunos.
Com estas metas o aluno seria levado a entender o pensamento físico em sua lógica específica, a forma de desenvolvimento da Física através da ação do homem pela pesquisa, e proporcionar demonstrações científicas imediatas para trazer aos alunos uma demonstração prática da abstração colocada durante a explicação expositiva. A aula típica do projeto na parte do conteúdo da Trabalho e calor, teve dois momentos.
Primeiro a explicação foi feita através da apresentação de slides com um histórico da Termodinâmica e máquinas térmicas. A explicação física foi através da colocação de explicação do funcionamento das máquinas desenvolvidas à época, contextualizado