Inserção de Informática
Parte do Projeto para a inserção da informática na secretaria escolar apresentado ao Curso de Pós-Graduação Em Gestão e Supervisão Escolar do Instituto Superior de educação LA SALLE, como requisito final da disciplina Organização e Funcionamento de Secretaria escolar, ministrada pela professora Roseni Monteiro Freitas.
JUSTIFICATIVA
A secretaria da Escola Municipal Professor Paulo Roberto Amaral não está ainda inserida no processo de informatização encontrado em outras escolas.
Essa Unidade atende a um total de quinhentos e quatorze alunos, na faixa etária de seis a quatorze anos.
Para atender a essa demanda comporta em seu quadro funcional, dezoito professoras, um agente religioso, um orientador pedagógico, dois orientadores educacionais, um coordenador cultural, um agente de leitura, um diretor, dois inspetores, duas merendeiras, quatro ajudantes de merendeira, quatro auxiliares de serviços gerais e um professor de educação física.
Sua estrutura física é composta por nove salas de aula, uma secretaria, uma sala de professores, um depósito, uma cozinha quatro banheiros e uma quadra esportiva.
A secretaria fica situada logo na entrada da Unidade Escolar ocupando o mesmo espaço físico que a Coordenação Pedagógica e a Direção, dividido apenas por uma divisória. Desta forma se torna um local devassado onde há uma grande circulação de pessoas o tempo inteiro.
Seu mobiliário é ultrapassado, compondo-se basicamente de três mesas, dois armários, quatro arquivos e um balcão para atendimento ao público, dispondo de um secretário e três auxiliares para seu funcionamento.
A escola não se encontra em sintonia com a modalidade comunicacional emergente, permanecendo muitas vezes, alheia ao movimento das novas tecnologias comunicacionais e ao perfil do novo espectador.
O gestor tem que deixar de lado a tecnofobia, o receio em relação às novidades tecnológicas, partindo para investir em recursos