inrodu o a economia 2
1738 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE FEEVALEINSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA CIVIL
CAPÍTULO 2
OS FUNDAMENTOS DA OFERTA
E DA DEMANDA
Henrique Bazotto da Silva
Maicon Arnecke
Mauricio José Nascimento
Vinicius Werle Rodrigues
Novo Hamburgo, 10 de setembro de 2015.
1. INTRODUÇÃO
Esse capítulo apresenta a preocupação em estudar o comportamento econômico das unidades econômicas individuais, tais como consumidores, empresas e proprietários de recursos. Concentra se no estudo de como a demanda e oferta de determinado bem ou serviço determina seu preço. Seu foco recai sobre a escolha individual, isto é, diz respeito à tomada de decisão de um indivíduo ou uma empresa e suas consequências para o mercado. Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que TUDO O MAIS PERMANECE CONSTANTE (Coeteris Paribus). Adotando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de um determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos (consumidores e produtores) a procura de um bem é, normalmente, mais afetada por seu preço e pela renda dos consumidores. Oferta e demanda são forças que movem as economias de mercado. Determinam a quantidade produzida de cada bem e o preço pelo qual será vendido. Oferta e demanda determinam os preços de mercado e alocam os recursos escassos da economia.
2. QUESTÕES PARA REVISÃO
2.1. Suponha que um clima excepcionalmente quente ocasione um deslocamento para a direita da curva de demanda de sorvete. Por que razão o preço de equilibrio do sorvete aumentaria?
Suponha que a curva de oferta se mantenha inalterada. O clima expcionalmente quente causa um deslocamento para a direita da curva de demanda, gerando, no curto prazo, um excesso de demanda ao preço vigente. Os consumidores competirão entre si pelo sorvete, pressionando o preço para cima. O preço do sorvete aumentará até que a quantidade