Inovações Tecnológicas
Prof° Paulo Goskes
IMPLANTAÇÃO DO RIOCARD / BILHETAGEM ELETRÔNICA
O que é:
É uma tecnologia moderna, prática e eficiente, já utilizados nos maiores centros urbanos do mundo e também em muitas cidades brasileiras. Utiliza a tecnologia de cartões smart card sem contato, que funcionam por rádio frequência, permitindo estabelecer uma comunicação com o validador (equipamento que faz a leitura dos cartões) para débito da tarifa e liberação da roleta ou efetivação da recarga.
Problema:
Embarques e viagens demoradas, dificuldade com o troco, assaltos constantes, manuseio, movimentação e controle dos vales.
Objetivo:
Era de criar não apenas um modelo de bilhetagem, mas de desenvolver um sistema inteligente de transporte, que agregasse valores.
Impacto na implantação:
Alto custo de implantação, necessidade de treinamento dos funcionários das empresas de ônibus
Benefícios:
Melhor gestão e controle do benefício de cada funcionário.
Facilidade e rapidez nas informações para empregadores, com consulta online.
Mais segurança pelo fim do manuseio, da movimentação e da estocagem dos bilhetes (valores). O cartão de Vale-Transporte Convencional só tem valor após ser carregado nos validadores.
Pode ser usado em qualquer meio de transporte – ônibus, metrô, trem e barca – independentemente do valor da tarifa.
Em caso de perda ou roubo do cartão, basta solicitar o bloqueio dos créditos.
Redução no tempo levado para embarque.
IMPLANTAÇÃO DA NF-E
O que é:
O conceito adotado trata a Nota Fiscal Eletrônica como um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação serviços, ocorrida entre as partes, e cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emissor (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pela Fazenda, do documento eletrônico, antes da ocorrência da