Inovações em Hardware
Rafael de Paula Saqueto. e-mail: rafaelsaqueto@hotmail.com.
Curso: Tecnologia em redes de computadores
Disciplina: Arquitetura de Organização de computadores – Trabalho número 001
Professor: Msc. Euclides Peres Farias Junior
FAE - CENTRO UNIVERSITÁRIO – Unidade: São José dos Pinhais
Curitiba, Mês e Ano.
Resumo
Neste artigo citarei em tópicos o “Top Five” as cinco melhores inovações em hardware do ultimo triênio, em meu ponto de vista. explicando-as uma a uma de maneira superficial e deixando ao final minha opinião sobre elas.
Top Five
1 SSD.
SSD são dispositivos de armazenamento de massa capazes de armazenarem grande quantidade de dados, o SSD é o sucessor dos discos magnéticos. Discos magnéticos que por sua vez trabalham de forma mecânica, com peças móveis sempre se movendo nele, o SSD sua sigla já explica tudo “Solid State Disk” em seu interior não há discos motores ou quaisquer peças móveis. Trabalham com a mesma tecnologia da memória flash um tipo de memória permanente que pode ser escrita e apagada, assim como a memória RAM, mas ao contrário da mesma os dados não se perdem sem a presença de energia elétrica.
Vamos aos pontos positivos. O principal deles é o desempenho e não é pouco comparado a um HD. Como ele armazena os dados em chips não há problema se você pegar seu note e bruscamente ele for submetido a trepidações com o HD isso era uma coisa extremamente séria podendo levar a perda de dados e até mesmo a inutilização do hardware. Consome menos energia que o seu antecessor HD. Menos barulho no interior do seu notebook pois não possui peças moveis. A desvantagem em relação ao HD é o valor exemplo comprando um SSD de 60GB, com o mesmo valor comprando um HD de 1TB.
Figura 1: Comparatico HDD e SSD.
1 Telas Flexíveis.
São telas capazes de serem sobradas até raios de 4mm. Usam uma tecnologia chamado de diodo orgânico emissor de luz “OLED” que produz luz própria, já está