INOVAçãode PIGMENTOS
2696 palavras
11 páginas
Síntese de Pigmentos Cerâmicos por Precipitação Homogênea e HeterogêneaRenata Nigri de Almeida
Bolsista de Iniciação Científica, Engenharia Química, UFRJ
Mônica Calixto de Andrade
Orientadora, Engenheira Química, D. Sc.
Resumo
Este trabalho teve o objetivo de sintetizar pigmentos utilizados em revestimentos cerâmicos pela técnica de precipitação, possibilitando a recuperação de cobre e manganês de efluentes sintéticos e o aproveitamento de rejeitos de moscovita. Os pigmentos cerâmicos são óxidos que devem manter-se estáveis em elevadas temperaturas, em contraposição dos hidróxidos de cobre e manganês que obtidos após a precipitação necessitaram da etapa de calcinação antes da utilização nos revestimentos cerâmicos. Estes pigmentos sintetizados foram aplicados para revestir substrato cerâmico de alumina densa, misturando estes na proporção de 10% em três fritas de diferentes composições. Observou-se diversas tonalidades do revestimento cerâmico de acordo com a condição de síntese dos pigmentos, da temperatura de queima dos revestimentos e do tipo de frita utilizada. As cores foram registradas por meio de colorímetro com medidas nos padrões CIELAB e contatouse que os pigmentos sintetizados com moscovita possuíam tonalidades mais claras, nas diversas temperaturas.
Cabe ressaltar que, a composição da frita, geralmente produzidas com base em feldspato, influencia na estabilidade dos pigmentos cerâmicos.
1. Introdução
Vários processos industriais geram rejeitos e efluentes que necessitam de algum tipo de tratamento para diminuir os impactos ambientais. Nas próprias unidades de tratamento de efluente ocorre a formação de lamas, com constituintes que podem ter aplicações industriais valiosas. A técnica de precipitação por neutralização dos efluentes é tradicional nas unidades de tratamento de efluente para recuperação de íons metálicos, considerando a formação de compostos utilizados como pigmentos nas indústrias cerâmicas. Este trabalho propõe um destino para estes