inovação
Estruturas Verticais
Pra começar, vamos falar um pouco da estrutura vertical, que é aquela mais tradicional, piramidal, estruturas de autoridade de cima para baixo. onde os cargos existem os cargos mais altos e seus subordinados abaixo ( fazer pirâmide com a mão, “mímica”). geralmente as pessoas nesse tipo de empresa são agrupadas por função em departamentos como marketing, contabilidade, vendas, recursos humanos, entre outros, o que a permite a eficiência e promove o desenvolvimento e uma maior especialização, porém existe a desvantagem de que pessoas com as mesmas habilidades e conhecimento podem desenvolver uma visão simplista dos departamentos e ter dificuldade em apreciar outra visão do que é importante para a organização, assim, os objetivos organizacionais, as ideias inovadoras, podem ser sacrificados em prol de objetivos departamentais.
Estruturas Horizontais
Neste contexto, muitos são os autores que defendem a abordagem de achatar a organização, onde muitas vezes trata-se de simplesmente reduz níveis hierárquicos pela eliminação de trabalhos que não agregam valor e pela transferência de responsabilidades gerenciais.
A gestão de uma estrutura horizontal não pretende acabar com a hierarquia, mas promover maior agilidade ao trabalho
A menor burocratização, melhora na comunicação, livre circulação da informação, autonomia e velocidade na execução das atividades. a organização horizontal promove a construção de uma cultura corporativa transparente, de cooperação e colaboração, com foco contínuo no desenvolvimento de performance e fortalecimento dos valores dos colaboradores, promovendo a responsabilidade na organização.
As estruturas organizações horizontais tem como objetivo promover maior participação das pessoas na obtenção dos objetivos organizacionais, aproveitando de forma mais efetiva a capacidade e as