Inovação
Módulo: 3
Fórum: ROL DO FÓRUM
Título: Estratégia e Inovação no Cirque Du soleil
Aluno :Carlos Alberto Wanderley
Disciplina: Estratégia de Empresas
Turma:IBS00 –UCI-BH01-TI
Introdução
As 5 forças competitivas de Michel E.Porter aplicada no estilo de trabalho di Cirque du Soleil, esta é a finalidade apresentada nesse trabalho para mostrar a estratégia adotada pela empresa com um trabalho inovador. Esta empresa hoje lider de mercado com um trabalho de recriar, descobrir, reinventar e inovar o trabalho oferecido aos seus clientes.
O Cirque du Soleil uma empresa de entertenimento que cativa cada vez mais os seus clientes, estabelecendo o sucesso e invando sempre seu trabalho. Criado em 1984 ( apenas 20 anos no mercado ) no canadá por um grupo de artista de rua hoje possui espetáculos tanto fixos como intinerantes, mostrando o talento dos artistas. Seus lucros estão estimado em US$ 1 bilhão, e estando a frente de seus concorrentes.
Cinco forças competitivas
Usando como base o Cirque du Soleil, serão identificadas as formas de se inovar gerando melhores resultados para as empresas.
Usaremos as 5 forças de Poter:
- Rivalidade entre empresas;
- Ameaça de novos entrantes potenciais;
- Ameaça de produtos substitutos;
- Poder de Barganha dos consumidores;
- Poder de Barganha dos fornecedores;
AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES
Para Ferrari(2005, p. 2):
Em um mercado onde as empresas têm forte relacionamento com seus clientes e as barreiras de mudança já estejam devidamente estabelecidas, será muito difícil para um novo concorrentes tentar roubar os melhores clientes, pois estes terão que reinventar a relação com o novo fornecedores.[...]
O Cirque du Soleil estabeleceu enormes barreiras aos novos entrantes em seu mercado de entretenimento, ao desenvolver um padrão de qualidade e inovação insuperável em seus espetáculos. Trabalhando para encantar e surpreender cada vez mais seus clientes, torna-se muito difícil