Inovação
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
JHEIMISSON DINIZ DE ANDRADE
Belém
2013
INTRODUÇÃO
Este texto, baseado na palestra ministrada pelo Bacharel em Administração Fernando Brandão no dia 29 de Outubro de 2013 aos discentes de Administração do segundo semestre de 2013 da Universidade Federal do Pará e em outras fontes abordará o conceito de Inovação, tanto como em produtos e em processos, traçando as principais características que diferenciam os dois tipos de inovação, que são Inovação Aberta e Inovação Fechada, mostrará também Modelo A-F.
INOVAÇÃO
Inovação ocorre quando a uma mudança na forma de criação ou introdução de um novo bem ou serviço, agregando também uma nova geração de valores a ele. E se divide em dois grupos: Inovação de Produto e Inovação de Processo. Inovação de Produto consiste na inserção de um novo bem ou serviço ou ate mesmo a atualização de tal, no qual o objetivo é ter um acolhimento no mercado, ou a abertura de um espaço inédito no mercado, lhe permitindo um maior grau de importância. Já se tratando da Inovação do Processo pode-se considerar segundo análise que se trata da inovação dos métodos de produção ou distribuição, melhorias significativas, onde se viabiliza a fabricação e distribuição de produtos, podendo vir a reduzir as taxas, e a tornar mais eficiente, no caso da reformulação ou implantação de mudanças no processo organizacional da empresa, e agrega ainda mais valores ao buscar novas fontes de matéria-prima que estimulem a sustentabilidade.
Existem dois tipos de inovação: a Inovação Aberta e a Inovação Fechada. A primeira como o próprio nome já diz trata-se de uma inovação por meio por meio de parcerias onde todos ganham, caracteriza-se por buscar ideias e meios de produção tanto internos como externos, pois fazendo com que haja integração de conhecimento terá êxito no lucro, essas parcerias ocorrem em