Inovação
Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Essa inovação permite que a empresa inovadora se diferencie das demais, sendo assim mais produtiva, e produzindo com menores custos, ou detendo produtos inovadores, a empresa consegue se apropriar de lucros gerados a partir dessa diferenciação, e isso funciona como uma espécie de renda de monopólio. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais. Ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.
Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa etc.
A inovação deve apoiar de forma consistente o incremento da produtividade e a repartição dos ganhos advindos, incrementando os salários e fortalecendo o mercado interno, favorecendo uma estratégia global de distribuição de renda e combate às desigualdades.
Existem tipos de inovação que se distinguem, por exemplo, inovação de produtos consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores e inovação em processos que trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas