Os movimentos sociais da era da informação
LEANDRO BORGES MACHADO
OS MOVIMENTOS SOCIAIS DA ERA DA INFORMAÇÃO
Taguatinga – DF
2012
LEANDRO BORGES MACHADO
OS MOVIMENTOS SOCIAIS DA ERA DA INFORMAÇÃO
Resumo de um texto da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa, do curso de Graduação em Tecnologia em Rede de Computadores.
Taguatinga – DF
2012
REFERÊNCIAS
LUPPI, Iria. Os movimentos sociais da era da informação. Disponível em: <http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1830/os_movimentos_sociais_da_era_da_informacao>. Acesso em: 15 mar. 2012.
RESUMO
O sistema educacional deveria contribuir para o desenvolvimento completo de cada cidadão. Todos, para evitar exclusões, devem receber durante a juventude uma educação que capacite pensar e julgar, para poder escolher o melhor para sua vida. Tendo um computador em casa, os jovens de classe média podem tentar, a baixo custo, o uso de softwares diversos, atividades diversas sem estarem sujeitos a proibições dos adultos. Jovens que utilizam a internet conhecem mundos que nunca viram, formam suas identidades e grupos, mas o perigo é que caiam num mundo de falsificação, onde são levados a procurar identidades falsas, um duelo se apresenta para os professores, ensinar como é possível desenvolver e controlar suas vidas usando o que há de novo sem deixar se dominar. Conhecer é também, ganhar tecnologias, conhecimentos, para viver com dignidade, autonomia e capacidade de se comunicar. Antes da chegada da Internet os jovens tiravam proveito dos computadores para conhecer técnicas de programação e recursos educacionais em CD. Os professores com hábitos antigos dizem que a Internet também serve para desconhecer o mundo quando os jovens imitam informações de trabalhos escolares, entre outros. Enfim em contato com mundos que nunca se viu, aumenta a necessidade de se formar adultos capazes para o mercado de trabalho, que hoje é exigente, valorizando a experiência em Informática. Aprender a realizar, significa