Inovação e vantagem competitiva
Capitulo 1
1 Fatores Fundamentais na Gestão da Inovação
1.1 Inovação e vantagem competitiva
No atual cenário, as empresas que conseguem mobilizar conhecimento e avanços tecnológicos e conceber a criação de novidade em suas ofertas (produtos/serviços) e nas formas como criam e lançam essas ofertas acabam sendo favorecidas no mercado; sendo que há uma forte correlação entre inovação e vantagem competitiva.
Novos produtos possibilitam capturar e reter novas fatias de mercado, assim como aumentar a lucratividade em tais mercados. Enquanto que tais novos produtos são considerados líderes de inovação no mercado, outro tipo de inovação, a inovação de processos também desempenha um papel estratégico importante. Uma grande vantagem competitiva é ser capaz de fazer algo que ninguém mais faz, ou até fazê-lo melhor que os outros.
Outra fonte de vantagem competitiva é a capacidade de prestar melhores serviços – mais rápidos, mais baratos, de melhor qualidade. Mas à medida que outros imitam essas vantagens geradas por medidas inovadoras, o seu poder competitivo é perdido. A menos que a organização consiga progredir para uma inovação ainda maior, ela corre o risco de ficar para trás.
Schumpeter chama o processo de constante busca pela criação de algo novo que simultaneamente destrói velhas regras e estabelece novas – tudo sendo orientado pela obtenção de novas fontes de lucratividade – de “destruição criativa”.
1.2 Tipos de inovação
A inovação pode ser dividida em quatro categorias abrangentes (os “4 Ps” da inovação). São eles:
Inovação de produto – mudanças nas coisas (produtos/serviços) que uma empresa oferece;
Inovação de processo – mudanças na maneira em que os produtos/serviços são criados e entregues;
Inovação de posição – mudanças no contexto em que produtos/serviços são introduzidos;
Inovação de paradigma – mudanças nos modelos mentais subjacentes que orientam o que a empresa faz.
Há também diferentes