Inovaçao e competitividade na construção
ALUNO: CARLOS ALBERTO RAMALHO ROCHA
Pós-Graduação em Direcção de Empresas – Edição Indústria da Construção 4ª edição Inovação e Competitividade na Construção
Opção A – Tendo em consideração o actual contexto do sector da construção em Portugal, marcado por uma forte crise, exponha algumas políticas/medidas/acções de carácter inovador que, em sua opinião, poderiam contribuir para inverter esta situação. Seja criativo no seu trabalho, mas tenha em atenção as características reais do sector da construção no país.
1 - Introdução - Reflexão sobre as características reais do sector da construção
A construção é uma actividade de carácter industrial que tem por objectivo a realização de bens de “grande” dimensão, apresenta várias especificidades que acentuam a diversidade do sector relativamente a outros sectores de actividade. A indústria da construção em Portugal, à semelhança do que acontece em outros países, tem uma importância significativa no conjunto da economia nacional. É usual afirmar-se que o estado da economia em geral vê-se pelo estado económico do sector da construção. É, portanto, um sector económico que apresenta uma cadeia de valor muito extensa e um conjunto de particularidades que o distinguem dos outros sectores, quer em termos produtivos, quer em termos de mercado de trabalho.
Enumeram-se de forma breve algumas especificidades da construção que evidenciam a diversidade desta indústria relativamente a outras:
1. A produção de construções não se assemelha à produção industrial típica, dado que cada operação tem praticamente um carácter singular; 2. Há dificuldade de aplicação de metodologias desenvolvidas por processos muito repetitivos; 3. Implica o cruzamento de muitas valências bastante heterogéneas, acentuando a dificuldade de introdução de novas tecnologias; 4. Tem em geral envolvimento de pessoal menos habilitado do que outras actividades