inorganica
Conceito:
Os hidretos são compostos inorgânicos hidrogenados, que apresentam o hidrogênio como o elemento mais eletronegativo, ou seja, como anion de estado de oxidação -1 ( H-1 ). Compostos binários em que um dos elementos é o hidrogênio, os hidretos podem ser iônicos e moleculares. Os hidretos iônicos resultam da combinação de hidrogênio com elementos metálicos, formados pelos elementos da família 1A e 2ª, que se caracterizam pela acentuada tendência a ceder elétrons. Os hidretos moleculares são produto da combinação do hidrogênio com elementos não-metálicos (oxigênio, nitrogênio, enxofre, halogênios), dotados de alta eletronegatividade, ou poder de captar elétrons. Hidretos de metais de transição Nestes compostos, as moléculas de hidrogênio dissociam e os átomos de hidrogênios entram nos buracos do retículo cristalino do metal, sítios intersticiais. Os hidretos intersticiais geralmente não são estequiométricos, ao contrário dos hidretos iônicos e covalentes. Os átomos de hidrogênio, que estão dentro do retículo, podem migrar internamente, reagindo com impurezas ou alterando as propriedades do material. Estes compostos são condutores.
Um hidreto iónico caracteriza-se pela presença do ião hidreto, anião H-, acompanhado de um catião metálico, sendo o seu nome formado através do acrescento ao termo hidreto do nome do catião metálico presente na substância.
Fórmula química Fórmula iónica Nome
NaH Na+ H- hidreto de sódio
KH K+ H- hidreto de potássio
CaH2 Ca2+ (H-)2 hidreto de cálcio
Um hidreto molecular é um hidreto em que a diferença de electronegatividade entre o átomo de hidrogénio e o átomo metálico a que se liga determina o estabelecimento de uma ligação covalente, sendo a fórmula química igual à fórmula molecular. O nome obtém-se acrescentando o nome do átomo metálico ao termo hidreto.
Fórmula química Nome
LiH hidreto de lítio
BeH2 hidreto de berílio
BH3 hidreto de boro
Quando o metal tem vários números de oxidação possíveis,