Inluência das redes sociais no comportamento do consumidor
Introdução
É notória e evidente a importância das redes sociais no comportamento do consumidor diante do aumento do uso destas ferramentas nos hábitos de consumo. As redes sociais tem influenciado de forma constante a maneira como os consumidores têm buscado informações e indicações de amigos e conhecidos a respeito de produtos e serviços. Iremos analisar de uma forma breve e sucinta como as redes sociais tem influenciado no comportamento dos consumidores.
A força das redes sociais
Analisando as redes sociais uma informação bastante relevante e que nos mostra qual o nível desta força são os dados levantados pela Oh! Panel, encomendado pelo Mercado Livre, 79% dos usuários de redes sociais na América Latina as opiniões postadas por amigos influenciam na decisão de compra de produtos e serviços. Outra informação bastante relevante conseguida nesta pesquisa que demonstra a força das redes sociais é que 61,4% dos brasileiros usam as redes sociais para pesquisa antes de adquirir um produto ou serviço.
A partir destes números temos a certeza de serem hoje as redes sociais as principais ferramentas de formação de opinião e de pesquisa de satisfação que orientam os consumidores sobre produtos e serviços que estão utilizando o mundo das gírias “fazendo a cabeça” dos consumidores. As empresas passaram a perceber esta força e começaram a investir no acompanhamento destas informações como também estreitar o relacionamento com os consumidores a partir de participações próprias onde os consumidores consigam cada vez mais dados sobre produtos e serviços e possam interagir com estes com intuito de sugerir melhorias, apontar falhas e até mesmo elogiar e divulgar positivamente produtos e serviços.
O compartilhamento de informação nas redes sociais
O compartilhamento de informação nas redes sociais está atrelado a duas outras questões que podem nos ajudar a entender o porquê são essas