Iniciação à filosofia
Parábolas são histórias que transmitem ensinamentos por meio de comparações.
O que é preciso fazer para ingressar no Reino de Deus?
1) Para pertencer ao Reino de Deus, não basta conhecer seus ensinamentos. E preciso vivê-los, praticá-los no dia a dia — em casa, na escola, no trabalho, nos passeios.
Na Parábola do Semeador, Jesus fala dos vários tipos de pessoas que recebem o convite para pertencer ao Reino de Deus. Vamos conhecê-la e ilustre cada trecho.
Certo dia, um agricultor foi espalhar sementes no campo. Algumas sementes caíram à beira do caminho e foram comidas por passarinhos.
Outras caíram em solo pedregoso. Elas chegaram a brotar, mas secaram devido ao calor do Sol e à falta de umidade.
Outras caíram em solo pedregoso. Elas chegaram a brotar, mas secaram devido ao calor do Sol e à falta de umidade.
Outra parte das sementes caiu em solo árido, entre plantas espinhosas. Elas brotaram e cresceram um pouco, mas foram destruídas pelos espinhos.
Só brotaram as sementes que caíram em solo bom. Elas cresceram e deram muitos frutos.
MATEUS 13,1-9 E 18—23
Essa parábola não foi bem entendida pelos ouvintes. Jesus teve de explicá-la.
O semeador é o próprio Jesus. A semente é a palavra de Deus.
As sementes que caíram à beira do caminho e foram comidas por passarinhos representam as pessoas que ouvem os ensinamentos de Jesus mas não acreditam neles.
As sementes que caíram em solo pedregoso representam aqueles que ouvem os ensinamentos com entusiasmo e alegria, mas desanimam diante das primeiras dificuldades.
As sementes que caíram em solo árido, entre plantas espinhosas, representam aqueles que ouvem os ensinamentos de Jesus, mas logo se esquecem deles.
As sementes que caíram em solo bom representam as pessoas que ouvem os ensinamentos de Jesus e procuram segui-los com fé e amor.
2) Responda no seu caderno:
a) Quem é o semeador e o