Iniciação a projeto de SESC
A intenção de fazer o SESC próximo a represa Guarapiranga é de levar um incentivo a população do entorno, pois a região está carente. Encontrei um edifício desativado em uma travessa da Avenida Guarapiranga, na Rua Frederico Grotte, 120, onde antes funcionava uma indústria farmacêutica. O edifício possui 5 lajes com pé direito favorável e ao lado possui um terreno livre dando a possibilidade de fazer um estacionamento ou um anexo. Como a população da região é emergente (classe C e D) seria ideal fazer um complexo cultural. Por isso a idéia do SESC.
O SESC, mantido pelos empresários do comércio de bens e serviços, é uma entidade voltada para o bem-estar social de sua clientela. Atua nas áreas da Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência.
Uma de suas características marcantes é a promoção de valores maiores, como o exercício da cidadania, o amor à liberdade e à democracia, o apoio aos menos favorecidos, oferecendo-lhes, através da educação, meios para a conquista de melhores condições de vida.
Em 2006, cerca de 4,9 milhões de pessoas beneficiaram-se da ação social do SESC. Esse contingente é composto, em sua grande maioria, pelos trabalhadores do comércio de bens e serviços, seus familiares e dependentes. Mas o público atendido pelo SESC é muito maior. Abrange também as populações da periferia de cidades pequeno, médio e grande porte, que são assistidas pela entidade através de parcerias com o poder público, empresas privadas, sindicatos e associações de moradores. Em muitos casos, o SESC é o único meio de acesso dessas populações aos serviços de saúde, educação, lazer, cultura e assistência.
A essa ação social o SESC soma o compromisso de ser um agente viabilizador da produção cultural, fomentador do turismo, e incentivador da consciência ecológica e da preservação ambiental.