Iniciação Esportiva
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PRISCILA PENTEADO
INICIAÇÃO DESPORTIVA NA ESCOLA
A aprendizagem dos esportes coletivos
CURITIBANOS SC
2015
RESUMO
A iniciação desportiva vem de uma preocupação desde a época de 70 e 80, onde essas preocupações indicavam, sobre a necessidade de se atentar sobre diversos aspectos relativos ao crescimento e desenvolvimento da criança. Uma das maiores preocupações é a supervalorização que o esporte competitivo vem adquirindo na sociedade moderna, devido ao sucesso que representa, não só a nível desportivo, como também financeiro, social e político.
A iniciação precoce ao treinamento desportivo infantil ocorre normalmente numa faixa etária entre 7/8 anos e 13/14 anos de idade, onde a principal característica está marcada pelas diferentes necessidades e interesses que representa.
No espaço dos “esportes coletivos” devido à dificuldade existente, há uma grande dificuldade nas escolas para o desenvolvimento de desportos individuais (natação, atletismo, esgrima, ginástica de solo, rítmica, etc.).
A educação física tem como protagonistas professores, alunos, técnicos e atletas, sendo que o professor de educação física frequentemente assume a posição de Técnico Desportivo.
A qualidade de vida dos alunos, no aspecto educacional/ formativo é utilizada atividades regulares, equilibradas e adequadas, visando o bem estar, a saúde e o equilíbrio mental e social das crianças, onde a aula se torna num ambiente de riqueza cultural. A partir dessa idade pode se iniciar o jogo com regras, portantoo iniciação desportiva onde se assenta jogos coletivos de cooperação/ colaboração e o respeito às regras, em torno dos 10 anos os princípios de camaradagem, desportividade e solidariedade passam a tem significado na vida da criança.
Segundo Piaget “o conhecimento não pode ser dado às crianças. Ele tem que ser descoberto e reconstruído através das atividades dos alunos”.
Para atingirmos tais objetivos seguramente,