Iniciação da historia filosofica
O surgimento da atividade filosófica
Como estudante do curso de filosofia deveremos identificar, “na origem da natureza da atividade filosófica”.
Duas experiências amplamente humanas que deve o inicio ao processo de busca de sentido, que é a admiração e a angustia.
Arcângelo Buzzi, em sua obra “introdução ao pensar” defende que a admiração e a angustia são ponto de partida para nos darmos conta de que nem tudo é tão simples assim é obvio como pensamos.
Na admiração para os gregos, a admiração e o espanto, eram a experiência Original da filosofia. Admirar-se se de algo significa tomar distancia do nosso cotidiano, procurando observá-lo como se fosse algo estranho, do qual nunca tivéssemos sequer idéia. Nesta compreensão a atividade filosófica surge no instante em que o homem começa a questionar a partir da admiração a sua condição de ser limitado pelo fato de sua existência finita.
O verdadeiro filosofo não deve de maneira dogmática a uma interpretação previa, não procurar interpretar o novo, mas se deixa espantar e buscar admiração; nesse contexto como aluno estou a cada momento me distanciando em busca de uma interpretação de mundo, Buzz diz: não há nada que atrofie tanto a filosofia como o acolhimento acrítico de uma interpretação de mundo.
Na angustia se dá, por exemplo, a partir do instante em que o homem toma consciência de sua finitude e limitação, agora compreende que a angustia que a realidade em que estamos atuando não estar em nosso controle e o mundo torna-se o incerto e