inicia o do esporte
Já abordamos aspectos importantes que devem ser observados na iniciação esportiva, aspectos que desenvolverão um desenvolvimento geral de toda a potencialidade da criança e, ao mesmo tempo, formarão a base para um trabalho esportivo específico. Pode-se afirmar que o domínio dos movimentos considerados básicos, torna a criança apta a organizar da melhor forma possível uma composição complexa de qualquer movimento. Ao mesmo tempo, aprenderá mais rapidamente aquele que tiver uma grande variedade de experiências a nível de habilidades motoras básicas.
Portanto torna-se importante um trabalho, na iniciação esportiva, que levem em consideração os requisitos citados, para que a criança alcance um nível de desenvolvimento motor que capacita a rápida e fácil aprendizagem dos movimentos esportivos complexos. Ao mesmo tempo ela se tornará capaz de utilizar a técnica com facilidade, e a solucionar problemas de "tempo" e de "espaço" que se apresentam nas várias situações de jogo. Além disso, não podemos nos esquecer da transferencia dos princípios operacionais dos esportes coletivos, para que a criança possa aprender o modo de fazer vinculado das razões de fazer.
Uma das proposições da educação em geral é ajudar cada criança a desenvolver o seu potencial da melhor maneira e o máximo possível. O movimento bem orientado, segundo Guiselini (1984) é visto e comparado como de importância fundamental para o desenvolvimento de todas as potencialidades da criança num todo integrado. É importante também, na iniciação esportiva, que leve em consideração um trabalho que esteja ao alcance da criança, de forma adequada e progressiva, num nível de desenvolvimento motor que capacite a rápida e fácil aprendizagem de movimentos esportivos, desde a sua forma mais simples até a mais complexa e apurada forma de execução.
Outros pontos são levantados por vários autores a respeito da iniciação esportiva. De Marco & Junqueira (1993) colocam que a