Inglês
O objetivo principal desse programa é erradicar o trabalho infantil e inserir socialmente crianças e adolescentes através de atividades educacionais, culturais e esportivas que venham incentivar o potencial de cada participante, contribuindo para o protagonismo infanto/juvenil e o fortalecimento do vínculo familiar comunitário.
Durante o estagio percebi que na instituição já mencionada precisa de um psicopedagogo, profissional capacitado e devidamente treinado para ensinar somente em espaços não escolares. Este será o responsável pela aprendizagem das crianças para que venha mudar a estruturação da instituição e melhorar o comportamento das crianças. A educação não-formal é percebido como um espaço que propicia mudanças no cotidiano de quem dela faz parte e que procura apresentar propostas de significativas de mudanças nas atitudes das crianças e dos adolescentes. Nesse contexto, o Projeto “Jogos e Brincadeiras: Trabalhando o brincar e interagindo com o imaginário infanto/juvenil” buscou desenvolver um trabalho no qual as crianças e adolescentes perceberam o jogo e o brincar como atividades que possibilitam aprendizagens e uma interação com o outro, pois a brincadeira não é algo isolado do aprendizado humano, e sim, uma forma de complementação do desenvolvimento tanto intelectual quanto físico.
A vivência de estágio foi de grande importância para a minha experiência quanto estudante e futura pedagoga no sentido de não somente observar o comportamento e rotina dos profissionais de ensino, mas, também, detectar em si mesmo pontos fracos que devem ser trabalhados tanto no quesito domínio de conteúdo quanto no âmbito pessoal e interpessoal. Também foi possível perceber que os alunos não têm um comportamento adequado, não seguem regras e durante o