Classe gramatical
HCl
O ácido clorídrico é obtido por meio da absorção do gás cloreto de hidrogênio em água. Esse gás é formado pela queima do cloro e do hidrogênio, ambos gerados na eletrólise da salmoura.
O ácido clorídrico é um líquido fumegante, claro e ligeiramente amarelado, de odor forte e característico. Pode conter de 33% a 37% de cloreto de hidrogênio em peso e é comercializado a granel. Seu transporte é realizado em carros-tanque.
As principais aplicações do ácido clorídrico incluem a fabricação de coagulantes para tratamento de água e esgoto, cloretos e intermediários químicos, aditivos para a area alimentícia e animal e decapagem pela indústria siderúrgica e metalúrgica.
Também é utilizado na flotação e no processamento de minérios, na acidificação de poços de petróleo, na regeneração de resinas de troca iônica e na neutralização de efluentes.
Para mais informações sobre o ácido clorídrico, selecione o assunto, no quadro ao lado, e insira o seu e-mail no campo apropriado. Você receberá um documento com todas as suas especificações técnicas.
CL2.: Cloro líquido
O cloro líquido é obtido por meio da eletrólise de uma solução de cloreto de sódio e água. A aparência inicial é a de um gás amarelo-esverdeado, com odor forte e característico.
O gás cloro é pressurizado à baixa temperatura para ser liquefeito, transformando-se num líquido claro de cor âmbar. Ele é comercializado nesta forma, e seu transporte é feito em carros-tanque e cilindros de 900 Kg.
O cloro líquido é um produto presente em nosso cotidiano. É utilizado extensivamente na fabricação de PVC, no tratamento de água potável e de piscinas, no tratamento de esgotos, na fabricação de solventes clorados e de agroquímicos e como intermediário na produção de poliuretanos.
Também é utilizado na obtenção de diversos produtos químicos, como anticoagulantes, lubrificantes, fluidos para freios, fibras de poliéster, insumos farmacêuticos, entre muitos outros.
É empregado ainda