Inglês
I.
APRESENTAÇÃO
3
II.
DELIMITAÇÃO E INTERFACES DA ÁREA
4
III.
CENÁRIOS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS
6
IV.
PANORAMA DA OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
8
V.
PROCESSO DE PRODUÇÃO NA ÁREA
10
VI.
MATRIZES DE REFERÊNCIA
12
VII. INDICAÇÕES PARA ITINERÁRIOS FORMATIVOS
25
ANEXO
27
I APRESENTAÇÃO
Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional têm como objetivo oferecer subsídios à formulação de propostas curriculares para o nível técnico. Foram desenvolvidos para aproximar a prática escolar às orientações expressas nas Diretrizes Curriculares para a Educação
Profissional de Nível Técnico na área de Informática.
Este documento é composto por um conjunto de textos sobre essa área profissional, de quadros-síntese sobre as funções e subfunções do processo produtivo, as competências e habilidades requeridas de seus profissionais, bem como as bases tecnológicas relacionadas a essas competências.
A metodologia proposta por esta Secretaria para o desenvolvimento dos referenciais curriculares, considerou as seguintes etapas:
Ø Identificação das áreas profissionais.
Ø Pesquisas bibliográficas e consultas a profissionais e empresas da área, e a entidades ligadas à educação profissional.
Ø Caracterização do processo de produção na área.
Ø Identificação dos conjuntos de competências, habilidades e bases tecnológicas.
Ø Validação do processo de produção e dos conjuntos de competências, habilidades e bases tecnológicas. Ø Redação de textos introdutórios e explicativos.
Registre-se aqui a colaboração de todos os consultados e entrevistados para a formulação destes referenciais, oferecendo, além de informações relevantes, seus tempos e espaços profissionais. A organização e a atuação de fóruns permanentes, conforme estabelecido pela atual legislação da educação profissional, que promovam a aproximação entre a educação e os setores produtivos, possibilitarão, além das parcerias