ingles
Emily Estefane,
Giovani Césari,
John Allyson,
João André, Laís
Revorêdo
Lucas Passos,
Max Gabriel,
Thalisson,
Wendell Melo
Abraham Stoker
•
Escritor irlandês nascido em Dublin, no histórico subúrbio de Clontarf, em novembro de 1847 e morto em Londres a 20 de abril de 1912. Chamava-se
Abraham como seu pai (um oficial público civil e protestante na secretaria do Castelo de Dublin), mas sempre preferiu ser chamado de Bram.
Bram Stoker passou os primeiros oito anos de sua vida confinado à cama por uma doença misteriosa que os médicos não puderam diagnosticar. A sua relação com a mãe, Charlotte Thornley, era excepcionalmente íntima e Sra.
Stoker partilhou com o filho seu conhecimento e amor por contos de fadas, histórias de fantasmas e apavorantes narrativas da epidemia de cólera de
1832 que ela havia testemunhado.
Aos dezesseis anos, tendo superado a enfermidade, Bram ingressou no
Trinity College de Dublin, onde realizou seus estudos, diplomando-se em
Matemática (Bacharel em Ciências, com louvor, 1870). Em 1866, iniciou uma carreira de funcionário público que transcorreu toda na Irlanda. Como burocrata, a serviço da Justiça, escreveu um manual intitulado "Deveres dos amanuenses e escrivães nas audiências para julgamento de pequenas causas e delitos na Irlanda". Desempenhou também cargos universitários e pertenceu a sociedades científicas e literárias, colaborou em periódicos, foi cronista, jornalista, contador, diretor de um jornal vespertino, agente teatral, secretário particular e administrador do Royal Lyceum Theatre, de Londres, para o famoso ator shakespeariano Henry Irving.
Bram Stoker
• O sonho, o romance ligado ao horrível e as maldições são constantes em suas obras;
• O escritor tinha grandes interesses em filosofia, medicina, ciência e superstições, além de ser muito ligado à religião.
• Sofreu nos primeiros anos de sua vida com uma saúde frágil que o impedia até mesmo de se locomover.
• Stoker tomou sua decisão de escrever sobre