ingles
Percebi que se trata de uma pessoa apaixonada por futebol e como muitos de nós. Vamos avaliar a situação de forma mais clean, o nosso país foi escolhido para sediar uma copa do mundo de futebol. Este é um fato positivo. Outro fato é que os nossos governantes se utilizam de tudo que há para desviar dinheiro, deixando o povo em situação de desamparo.
Não acredito que devemos esquecer outras necessidades essenciais, mas tomando como exemplo a legislação que define critérios para o salário mínimo, o lazer também é vital ao povo. Futebol é lazer e os protestos, muitas vezes violentos, não combinam com o que o povo quer. No futebol traduz o amor e paixão que temos não só com a bola, mais com nosso país, na frase: “O futebol é um rito através do qual o País se enxerga”.
É a tradução do quanto somos bons no futebol. A historia do futebol não é apenas a historia de uma bola, um gol, e um campo, mais nos mostra como a miscigenação, fez bem para o nosso país, afinal não precisamos nos esconder de onde viemos, a nossa cor ou raça, somo todos um só povo.
Antropologia do óbvio
A meu ver, o futebol no Brasil é coisa séria porque o ele está praticamente no sangue dos brasileiros, mas talvez as opiniões mudem de acordo com o gosto e os valores da pessoa que comenta “Futebol é lazer, futebol é entretenimento”.
Futebol é prazer e mesmo quando o time do coração perde, vai-se o prazer e fica seu avesso, a dor, o sofrimento, a tristeza pela derrota. Mas, ora, é só um jogo de bola, ninguém morreu, não vale a pena ficar triste. Era mais ou menos isso que dizia minha avó, corintiana roxa, quando meu time perdia e eu ficava triste de dar dó pelos cantos. E a dor do futebol é boa para aprendermos, quando pequenos, que nem tudo na vida é prazer e diversão e que precisamos conhecer as dores, além daquela batida na canela ou o joelho ralado, que a vida nos reserva.
“E que serão muitas e muito mais severas, muito mais