inglaterra
Povo místico que habitou o continente Europeu entre 2000 a.C. e 400 d.C..
Os celtas descendiam das tribos indo-europeias. São atribuído a eles a introdução da metalurgia na Europa, dando inicio a idade do ferro nesta região.
Os historiadores gregos foram um dos primeiros a mencionarem os celtas em seus livros. Os gregos os chamavam de Keltoi, mais tarde eles seriam chamados pelos Povos Romanos de Celtae.
Os Celtas já habitaram as regiões que hoje pertencem as nações do Reino Unido, Portugal, França e Espanha, Bélgica e Alemanha.
Estavam divididos em varias tribos com diferentes nomes. As tribos que sobreviveram ao tempo foram as dos bretões, gauleses, celtiberos e hibérnios.
Por volta do ano 2.000 a.C, essas tribos já ocupavam a maior parte do continente europeu. Estudiosos da atualidade acreditam que as primeiras tribos celtas estavam concentradas na Península Ibérica. Partindo desta região eles imigraram para o restante da Europa. Esta teoria ganhou força após os estudos realizados pelo geneticista Daniel Bradley que comprovou que os traços genéticos dos celtas eram mais forte nos habitantes da Península Ibérica com relação aos habitantes de outras regiões da Europa.
Vestígios da Civilização Celta foram encontrados por toda a Europa. Os achados mais importantes foram os sítios arqueológicos de Hallstatt e da La Tène. Nesses sítios foram encontrados equipamentos de guerra como espadas, escudos e elmos e outros utensílios como vasos, braceletes e broches.
A sociedade celta tinha como principal pilar o clã tribal, grupo composto por pessoas de mesmo parentesco. Com o tempo a sociedade celta passou a ser dividida em classes, tese defendida pela descoberta de túmulos diferenciados dos outros túmulos celtas encontrados.
Os druidas, uma espécie de líder comunitário e sacerdote da religião celta, era uma das figuras mais respeitadas na sociedade céltica. Os druidas eram os homens mais instruídos da sociedade celta, seus conhecimentos iam