Infância e Adolescência Missionária
INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA ( IAM)
BELÉM – PARÁ
2011
Carisma da IAM, segundo o papa João Paulo II: “ A Infância e adolescência Missionária propõe as crianças e aos adolescentes de todas dioceses do mundo, um programa baseado na oração, no sacrifício e em gestos de solidariedade concreta : assim elas podem tornar-se evangelizadoras de outras crianças e adolescentes.”
OBJETIVO GERAL:
Capacitar as crianças e adolescentes coordenadoras do grupos da Infância e adolescência missionária para o serviço de animação, formação, organização e cooperação missionárias com outras crianças, crescendo na experiência do seguimento de Jesus, sob a responsabilidade e coordenação das POM, dos responsáveis diocesanos e paroquiais e de assessores e assessoras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
A . Impulsionar o compromisso missionário, a partir da experiência pessoal com Jesus;
B. Estudar e aprofundar os conteúdos de animação e formação missionária com as crianças e adolescentes;
C. Promover e impulsionar o serviço de coordenação com as crianças e adolescentes, integrando a ação evangelizadora missionária
D. Educar na conscientização da missão na igreja universal, diocesana e paroquial;
E. Capacitar agentes para que se estruturem novos ELMIs;
F. Concretizar ações e compromissos para uma animação, organização e cooperação missionária, em cada igreja particular, a curto, médio e longo prazo.
G. A Juventude Missionária visa despertar, avivar, formar e manter o espírito missionário universal dos jovens e ajudá-los a realizar a própria missão, local e universal.
METODOLOGIA:
A Infância e Adolescência Missionária tem um método de trabalho e de formação próprio que são as quatro ÁREAS DE FORMAÇÃO INTEGRADAS.Cada tema é trabalhado em quatro perspectivas diferentes, porém integradas, que interagem:
-Realidade missionária
-