Informática
Sistema OSI
O Sistema OSI (Open System Interconection) ou Sistema de Interconexão aberto. Tem o objetivo de organizar, padronizar e agilizar os processos. É composta por três Camadas, essenciais para tal processo, que são: Podendo notar que a numeração está em ordem decrescente. Assim, começando pela parte Física da Camada, onde os números são convertidos em Binário (zero e um) e assim passando por todas as camadas e sendo concluídas na Aplicação.
Camada Física (1)
É onde todo o processo é inicializado. Os sinais veem do meio (Cabos UTP, por exemplo) e chegam à camada física em formato de sinais elétricos, sendo assim, transformados em Bits. Como no cabo navega apenas sinais elétricos de baixa frequência a Camada Física identifica o sinal elétrico -5 volts como (0), e +5 volts sendo (1) como na figura a baixo. A Camada Física trata principalmente os tipos de distância entre os cabos, conectores Físicos, pulsos elétricos ou pulsos de luz. Sendo por exemplo: (UTP, distância de 90m), (BNC do coaxial ou RJ45 do UTP), (cabo metálico), (fibra ótica) respectivamente. Assim, recebendo os dados e finalizando o processo, de acordo de com a ordem. Os dispositivos que atuam na Camada Física são, por exemplo: Hubs, tranceivers, cabos. Sua PDU é os BITS.
Camada de Enlace (2) Depois de a Cama Física ter terminado todo o processo, formatando para a linguagem computacional para que a Camada de Enlace possa entenda. Ela trata de topologias de Rede, dispositivos como Switche, interfaces, placas de rede dentre outros. Fica responsável por todo o processo de switching (Divisão de internet como outros dispositivos em uma Rede Lan). Após o recebimento dos Bits o transforma em uma unidade de dados, subtraindo o endereço físico e encaminha para a próxima camada, Camada de rede que continua todo o processo. Sua PDU é o QUADRO.
Camada de Rede (3) Pode ser considerada a