Informática
Pelo fato da dinâmica da sala de aula com computadores ser muito diferente de uma sala comum, é necessária uma adequação do professor ao novo ambiente, sendo este um dos aspectos mais relevantes ao introduzir a tecnologia na sala de aula: habilitar o professor quanto ao manuseio das ferramentas que se pretende usar. É preciso que, primeiramente, o professor conheça os recursos disponíveis, e a forma de utilizá-los, e a partir daí inicie o processo de desenvolvimento das atividades de ensino que se pretende aplicar, assim estará pronto para planejar uma aula dinâmica, criativa e segura.
Conquistar o direito de usar uma ferramenta, mas não saber como a utilizar não reflete em nenhuma evolução; por isso, a capacitação quebra as barreiras geradas pela falta do conhecimento, e provoca uma aceitação e uma compreensão maior quanto à necessidade evidente que a escola tem de inovar. Sabemos que a informática é um recurso que está em constante evolução, portanto, é necessário que os professores acompanhem esse processo, mantendo-se sempre atualizados.
Uma capacitação eficiente envolveria toda a comunidade educacional, sendo necessário um investimento da própria escola em projetos que favoreçam essa mudança, possibilitando a implantação bem como sua aplicação, de acordo com as necessidades e a viabilidade da escola.
É importante que a escola invista em projetos que incluam a Informática em seus currículos, porém é necessário que as características individuais de trabalho de cada professor, nos aspectos pedagógicos e sociais, sejam conservadas mesmo diante das transformações ocorridas no aspecto tecnológico.
A formação do professor e o ambiente da escola devem objetivar a edificação da aprendizagem do aluno, favorecendo a construção de um ser humano completo em aspectos tanto didáticos quanto sociais. Todas as medidas tomadas pela escola, devem favorecer esse procedimento: o aluno como sendo o centro de todo esse processo.