informática
Considerando-se que toda a tecnologia pertinente deve ser utilizada na educação, visando a formação do pensamento crítico de estudantes e professores para a resolução de problemas, de imediato a EAD utiliza-se de diferentes mídias para fazer as transferências de material e para a programação de aulas, escolhendo a mídia adequada de acordo com o tipo de aluno e infra estrutura disponível.
O uso dos recursos da informática enriquecem os ambientes de aprendizagem, pela interação entre o aluno e o computador, ou seja, cada estudante é um sujeito ativo, e através destes recursos pode obter informações e esclarecer suas dúvidas mais rapidamente.
O desenvolvimento das atividades, neste ambiente, busca incentivar o questionamento, a reflexão sobre as próprias ações e, principalmente, a cooperação entre os agentes do processo de ensino-aprendizagem.
Os avanços da micro informática indicam uma tendência excepcional para a educação, através da multimídia e da realidade virtual, principalmente para o ensino de matérias que requerem exercícios e experiências simuladas. Através do uso das redes, o aluno poderá estar constantemente em comunicação com outros alunos, professores, pesquisadores, ou pessoas da comunidade, proporcionando uma melhor formação educacional e social.
Tradicionalmente, o material destinado ao Ensino à Distância consiste essencialmente em material estático, veiculado através de textos pré-impressos, cassetes de áudio e de vídeo ou programas de rádio e de televisão. O material utilizando tecnologia hipermídia associada, abre novas perspectivas: pode ser desenvolvido em menos tempo, tolera facilmente as alterações e pode ser distribuído de um modo relativamente mais rápido através das redes de comunicação de dados, se comparado com o correio, meio de difusão utilizado no material de estudo à distância tradicional.
Os recursos utilizados na pesquisa foram os meios de comunicação da Internet, como o email, ftp,