Informática
SAD nada mais é do que um suporte a tomadas de decisões dentro de uma empresa. Ele pode ajudar no planejamento estratégico em diversas áreas da empresa, desde o controle gerencial até o controle operacional. No entanto é mais utilizado para resoluções de problemas menos bem estruturados, e menos bem específicos, contudo isto não quer dizer que não seja possível utilizá-lo para resolução de problemas bastante estruturados.
Existem dois tipos de SAD’s. O SAD baseado em banco de dados, e o SAD baseado em sistemas de software. Dissertaremos mais acerca do SAD baseado em banco de dados.
O SAD-BD de acordo com Laudon(2007) é uma coletânea de dados correntes ou históricos provenientes de uma série de aplicações ou grupos. Podendo ser um pequeno banco de dados dentro de um computador, como também um data warehouse atualizado pelos principais sistemas organizacionais.
Como os SAD’s são extratos ou cópias destes bancos de dados, a utilização do mesmo não interfere na integridade destes dados. Sendo assim, a probabilidade de os dados estarem com problemas por motivos de utilização do sistema de apoio a decisão é bem menor.
Definição de Banco de Dados (BD):
Banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Os dados são fatos que podem ser gravados e que possuem um significado implícito. No entanto está definição é muito genérica. Geralmente o uso do termo banco de dados é geralmente restrito, possuindo as seguintes propriedades implícitas: * Um banco de dados representa alguns aspectos do mundo real, às vezes, de minimundo ou de universo de discurso (UoD). As mudanças no minimundo são refletidas nestes bancos de dados. * Um banco de dados é uma coleção lógica e coerente dos dados com algum significado inerente. Uma organização de dados ao acaso, ou seja randômica, não pode ser corretamente interpretada como um banco de dados. * Um banco de dados é projetado, construído e povoado por dados, atendendo a