Informática
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 1º SEMESTRE
ANA PAULA MONTEIRO BORGES
A CONTABILIDADE NA ERA DIGITAL
SALVADOR
2012
O profissional contábil e as novas tecnologias no mundo contemporâneo.
Com os avanços tecnológicos a velha imagem do contador guarda – livro foi destruída. As novas tecnologias possibilitam assimilar as informações, elaborar os demonstrativos contábeis e realizar as operações contábeis em tempo hábil, deixando para trás a lentidão dos processamentos apresentado a tempos atrás, com isso diminuindo as barreias temporal e geográficas.
As novas tecnologias trazem um profissional contábil com mais dedicação ao tempo de leitura pertinente a área contábil , a elaboração de relatórios gerencias, podendo apresentar um trabalho de melhor aspecto e a transmissão de informação com maior segurança.
Contudo, o profissional contábil deve estar em constante atualização, pois o mesmo deverá não só dominar as práticas contábeis tributárias e societárias, mas também o conhecimento nas novas tecnologias, a qual vai permitir que o contador, esclareça duvidas, solucione problemas e desenvolva aspectos estratégicos, com mais rapidez e precisão.
SPED
O Projeto SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, oficializado em Jan/2007, é composto pelo SPED Fiscal, Contábil e Nota fiscal eletrônica, trata-se da integração de forma digital dos documentos e livros fiscais e contábeis, por meio eletrônico.
O SPED exerce um papel fundamental na Era Digital, proporcionando a evolução da contabilidade, através da busca de informações rápidas e precisas, da sincronização entre os dados fiscais e contábeis, redução dos custos com papel e por causa disso ajuda-se na preservação do meio ambiente, combate a sonegação, obtêm-se as informações contábeis e fiscais padronizadas em curto espaço de tempo ou em tempo real e o não desperdício de tempo com separação