Informática mpu
Informática
Emanuelle Gouveia
Capítulo I
Introdução ao Processamento de Dados (IPD)
Nesta apostila, temos a intenção de irmos passo a passo desvendando com você as minúcias da informática, desmistificando temores, quebrando barreiras e saboreando paulatinamente o suave gosto do aprender.
A informática passou a ser explorada, e virou foco de todas as atenções porque hoje é impossível viver longe dela. Ao acordarmos, geralmente o que nos desperta é um rádio relógio, lá tem um chip. Vamos à cozinha e esquentamos o café no microondas, também tem um chip. Usamos nosso carro com injeção eletrônica, outro chip. E durante nosso dia a dia temos muitos outros exemplos, como o caixa eletrônico do banco, a internet, o dvd e etc....
É um mundo um pouco diferente? É um mundo técnico, porém próximo da nossa realidade e fácil de ser decifrado, só basta querer.
Vamos parar de fugir da informática e fazer dela uma aliada na nossa luta por uma aprovação em um concurso? 1. Introdução:
1. Processamento de Dados:
O Processamento de dados é o ato de transformar dados (pergunta) em informações (resposta). É o processo de receber dados, manipulá-los e produzir resultados plausíveis dentro de um determinado contexto, ao que chamamos de informações.
Para que os dados sejam transformados em informações, ou seja, para que aconteça o processamento, é necessário que o processamento passe pelas seguintes etapas:
Entrada de Dados
Processamento
de
Dados
Saída de Informações
E o que é então essa tal de Informática?
Informática é a ciência que estuda o processamento dos dados. É a ciência que estuda como os dados são recebidos, processados e armazenados, buscando sempre meios para obter maior rapidez e segurança para as informações geradas através do mesmo.
www.cers.com.br
1
MPU 2013
Informática
Emanuelle Gouveia
E o computador? Que monstro é esse?
O computador é uma máquina que realiza processamento de dados em um menor espaço de