INFORMÁTICA BÁSICA
ALUNO: LUCAS PEREIRA MELO.
TURMA: A120
CONCEITOS INICIAIS:
––Hardware: são os dispositivos físicos, que podemos tocar.
––Software: são as partes lógicas, os programas.
––Peopleware: são os usuários.
––Firmware: são programas armazenados em chip.
PROCESSAMENTO DE DADOS
Alguns conceitos básicos ajudam-nos a compreender a expressão processamento de dados.
––Dados: Algum tipo desorganizado de informação que não significa nada isoladamente.
––Informação: É o resultado da transformação dos dados em algo útil e organizado para o usuário.
Ex: Se eu entrar na sala de aula gritando nove (9). Eu estou apresentando um dado. O nove não tem significado nenhum. Agora, se eu ao invés de gritar nove, gritasse: “na página nove, da apostila, temos algumas questões de prova”. Então estaria passando uma informação. Processar dados significa transformar informações iniciais (chamadas de dados iniciais ou de entrada) em resultados (chamadas de dados finais ou de saída), através de procedimentos pré-definidos.
Processar dados significa muito mais do que apenas calcular. Pode ser considerado um cálculo, uma ordenação de informações, uma classificação de forma conveniente, uma comparação, uma listagem (relatório) etc.
O computador realiza quatro operações básicas com dados:
––Entrada (input);
––Processamento (processing);
––Saída (output); -–Armazenamento (storage).
Agora as três etapas do processamento dos dados, como no exemplo abaixo, ajuda a entender como é realizada entrada, organização de dados e saída de informação.
O processamento dos dados é feito na UCP, ou CPU (unidade central de processamento). A entrada de dados é feita por intermédio de dispositivos especiais que coletam informações externas (ex: teclado, mouse etc.) e os enviam para a unidade central de processamento. Após processado o dado, a informação pode ser armazenada em um dispositivo